De acordo com pesquisa de 2016, existem, aproximadamente, 13 milhões de espiritas no mundo. No Brasil cerca de 1,3% da população são espíritas.

O Espiritismo vem crescendo exponencialmente, graças a maior divulgação pelos meios de comunicação. Filmes, novelas, teatros, mídias sociais, youtube, em todos os lugares há uma imensa colaboração no sentido de propagá-la.

Diversos fenômenos espíritas têm contribuído para alarmar aqueles que permaneciam insensíveis. É certo que nos dias de hoje não acontecem como no passado, mas ocorrem ainda em todos os cantos do planeta. As tentativas de explicar pela ciência humana falham em grande número delas. Mas como Allan Kardec, em Livro dos Médiuns, afirma, quando não se consegue explicar após ter-se esgotado todas as possibilidades materiais, devemos buscar evidências de ação do mundo invisível.

Muito se tem, ainda, para aprender, no entanto muito já se pode explicar. Jesus diz "conhece-te ati mesmo". A doutrina n ensina que somos espíritos imortais vivendo uma vida corporal momentânea.

Os princípios doutrinários espiritas avançam para consolar todos os corações, dar sentido à tudo e acalmar o pranto dos que perdem os entes queridos.

Ver: as 8 maiores religiões no mundo